sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Próxima etapa: uma cadeira para o Bruno



Eis o sorriso que está a motivar mais uma missão da ARIAN!

Bruno Moreira é uma criança de 10 anos, quase 11, com paralisia cerebral, atrofia dos membros inferiores e insuficiência respiratória. Apesar de todas estas dificuldades, e mesmo sem falar, o Bruno gosta de interagir e de sair de casa, tarefa que se torna praticamente impossível por não ter um meio de transporte adequado. Com a estrutura física de um menino de seis anos, o Bruno, que actualmente é transportado num carrinho de bebé, necessita de uma cadeira adequada para que possa vir mais vezes à rua e receber estímulos do exterior.

«Esta é a nova “missão” da ARIAN-Vida: reunir condições para entregar uma cadeira que permita ao Bruno sair de casa em segurança e com conforto», assegurou o presidente da Associação de Solidariedade Social.

A ARIAN-Vida apela, por isso, a todos para que entreguem as suas tampinhas de plástico (de garrafas, garrafões, detergentes, etc.) na sede da Associação para que seja possível reunir a tonelada necessária para levar este projecto avante.


quinta-feira, 14 de julho de 2011

O Marco já tem uma cadeira!

Depois de muito esforço de todos os voluntários, o Marco já tem uma nova cadeira, adaptada às suas necessidades. O objectivo foi conseguido graças ao contributo de vários benfeitores, que decidiram juntar-se a esta causa... Mas a recolha de tampinhas continua, agora para ajudar um outro menino, que em breve daremos a conhecer aqui no blogue.

Para já fiquem com as imagens da felicidade do Marco:



quinta-feira, 17 de março de 2011

Uma forma relaxada de ajudar!

O concerto de taças de quartzo reuniu muitas pessoas no Espaço Vida Saúde, que, além de relaxadas, graças ao som vibratório proporcionado pelo concerto, saíram com a certeza de terem contribuído para uma boa causa!

A ARIAN-Vida agradece a todos os presentes! E não se esqueçam de recolher muitas tampinhas para ajudar nesta campanha!

 As taças de cristal quartzo.


 Algumas das pessoas que assistiram ao concerto.

António Pinto, o "senhor das taças", no final do concerto, em tertúlia com a assistência.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Concerto de angariação de fundos


Hoje, dia 16 de Março, às 21h, concerto de taças de cristal quartzo para angariação de fundos para a cadeira do Marco. O concerto realiza-se no Espaço VidaSaúde, em Vila Nova de Famalicão.

Contribuição mínima 10 euros.

A ARIAN- Vida espera por si! Apareça! Seja solidário!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Vamos dar uma cadeira ao Marco!


 O Marco tem oito anos e sofre de paralisia cerebral. Sem uma cadeira adaptada à sua condição, em breve, não poderá ir à escola, conviver com os amigos, aprender coisas novas ou sequer sair para passear um pouco. A Segurança Social não tem verba para fornecer ou comparticipar a compra desta cadeira, no valor de 3.000 euros.

A solução passa pela sua generosidade! E não custa nada! Basta que guarde e entregue as suas tampinhas de plástico!

Todas as tampas, desde as de garrafas de água e refrigerantes, às asas dos garrafões, tampas de detergentes, lacas, cremes, gel, etc. são úteis!

É preciso reunir uma tonelada!!
Dê um empurrão a esta ideia! Entregue as suas tampinhas na Associação de Solidariedade Social ARIAN-Vida e ajude o Marco a ter uma vida sobre rodas!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Casa Nova, Vida Nova


O ano novo trouxe uma nova casa e uma nova vida a três irmãos de Ribeirão. A viver em condições deploráveis há vários anos, por entre a miséria de uma casa sem condições, a toxicodependência de dois deles e até a fome, o futuro parece agora mais risonho.

Amparados por Helena Couto, proprietária do local quase em ruínas a que chamavam casa, e com a ajuda da Associação de Solidariedade ARIAN-Vida, iniciaram uma nova etapa das suas vidas. Que começou pelo internamento voluntário em instituições de recuperação de dependências. «Tanto insistimos com eles, que decidiram entrar em tratamento. Prometi que se se tratassem, iria recuperar a casa para que tivessem mais condições», lembra Helena Couto.

O plano inicial passava por um período de internamento de ano e meio, mas cerca de três meses depois voltaram a casa. A ARIAN-Vida tomou conhecimento deste caso por uma voluntária da instituição e resolveu intervir para ajudar a dar um novo início à vida destes homens de 37,38 e 39 anos. «Toda a gente tem direito a uma habitação condigna e não faz sentido que, sabendo nós das condições degradantes em que viviam, virássemos costas e não fizéssemos nada para ajudar», explica o presidente da associação.

Cimento, areia, placas de madeira para forrar os tectos, tijoleira para o chão e paredes, tintas para pintar, loiças sanitárias e até ferragens foram conseguidas através da doação por parte de empresas, como a Robbialac, a RibeiBritas, a Trifitrofa, o Mercado da Obra e a Techniwood, e particulares, sobretudo mobiliário e equipamento para a casa, como lençóis, pratos e talheres. «No fundo a ARIAN acabou por agir como aglutinadora de esforços, tendo feito os contactos e angariado os elementos necessários a esta recuperação», indica o presidente.

A mão-de-obra, essa, ficou a cargo dos próprios moradores da casa e do trabalho voluntário, tanto de familiares de Helena Couto, como de sócios da ARIAN-Vida, que cederam o seu tempo a esta causa. «Houve muita gente com quem falei que me disse que ajudava mas a verdade é que, na altura, ninguém apareceu», refere Helena Couto. «Sei inclusive que houve uma pessoa que andou, alegadamente, a recolher dinheiro em nome desta recuperação, mas nunca recebi nada», acrescenta.

Hoje, sem trabalho certo mas no bom caminho para se recuperarem, os dois toxicodependentes em recuperação e o irmão mais velho deixaram para trás o banho tomado numa bacia, o telhado com buracos, o chão em terra e as paredes negras das fogueiras que acendiam para se aquecerem no Inverno e têm agora uma casa condigna a partir da qual podem recomeçar uma nova etapa da vida. «A casa de banho era uma coisa que fazia mesmo falta», revela Manuel Martins Abreu, um dos moradores da casa.

«É uma nova casa que, esperemos, signifique um recomeçar de uma vida melhor para estes homens», conclui o presidente da ARIAN-Vida.


 Uma imagem ilustrativa da "banheira" destes jovens...


A "casa de banho" antes...

O aspecto da casa de banho depois da intervenção!